quarta-feira, 21 de julho de 2010

Resistência à frustração.



Definição de Frustração:

Estado daquele que está submetido a uma situação insolúvel, se vê privado da satisfação de um desejo frustrado nas suas expectativas de recompensa ou bloqueado na sua ação.

Sentimento que flui quando não consegue alcançar o objetivo que te propôs e pelo que lutou. Sente ansiedade, raiva, depressão, angústia, ira. Sentimentos e pensamentos autodestrutivos para o sujeito.
É estou frustrada comigo...frustrada com meu baixo autocontrole, com minha autocrítica, com expectativas criadas, com a capacidade de enganar a mim mesma, com sonhos não realizados, com a minha incapacidade de controlar o que sinto, frustrada por não poder dar um passo sem que todos fiquem sabendo e opinando sobre minha vida, cansei da vida neste momento.
Sempre temos que testar nossa resistência à frustração, algumas frustrações levam dias ou meses para serem elaboradas dentro de nós. As coisas quase nunca saem como planejamos, há sempre o elemento surpresa, que desencaminha nossos sonhos. É preciso ter muito pulmão para respirar fundo e muita cabeça fria para não botar tudo a perder.
Mandamos um e-mail amoroso e extenso e recebemos uma resposta fria e lacônica. Organizamos alguma coisa e na hora tudo dá errado. Planejamos um dia perfeito que acaba sendo horrível. Esperamos algo de uma pessoa e ela não nos corresponde e por aí vai. E as frustrações de amor? Uma atrás da outra. Parece que ninguém reage como nós esperamos. Todos uns ''desmancha-prazeres''.
Os que não têm muita resistência saem atropelando, cortando relações, dramatizando o que nem é tão dramático assim. Depois mergulham em longas depressões e custam a voltar à tona. Já os mais resistentes sabem que nada é tão sério nesta vida, a não ser ela própria - a vida - e tratam de aproveitá-la com mais serenidade e paciência.
Vou procurar a minha resistência à frustração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário