sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Visão.



Europa? E.U.A? Estes não me atraem, mas um lugar do mundo em especial me fascina por inúmeros motivos: China.
Eu sei dos problemáticos problemas que o país tem. Todo o autoritarismo em meio ao capitalismo selvagem, toda a exploração sobre seus trabalhadores, a mídia controlada, a poluição desenfreada, os maus tratos aos animais...mas há coisas interessantes na China. É o contraste que mais me atrai. Depois que eu li o livro ''Mais uma vez'', onde parte da história se passa em Hong Kong fiquei ainda mais entusiasmada. E um desejo a longo prazo é  ter a chance de ir trabalhar na China. Quero fazer um grande reportagem por lá, mostrar o que alguns já vem tentando. Mostrar a visão daquele povo místico  e cultural. E eu assisti um documentário que mostra a verdadeira face do trabalho nas fábricas chinesas. Esse documentário fez reviver meu lado '' vou fazer algo pelas pessoas do mundo''. Claro que antes quero fazer algo pelas pessoas daqui. E me sinto meio egoísta agora, toda essa situação que está ocorrendo no Rio de Janeiro, São Paulo... :\.. Descobri que tem como fazer doações pelo Banco do Brasil. 

Mas voltando ao China Blue... foi  filmado clandestinamente, sob condições difíceis, este é um relato do que tanto a China quanto as empresas varejistas internacionais não querem que vejamos como realmente são feitas as roupas que compramos.
Ele nos leva para dentro de uma fábrica de jeans, onde duas garotas, Jasmine e Orchid, tentam sobreviver no ambiente inóspito do trabalho. Suas vidas cruzam a do outro protagonista do filme e dono da fábrica, o Sr. Lam.[quis dar na cara dele :P] Possibilitando perspectivas das classes alta e baixa da hierarquia da fábrica, esse filme traz para o nível humano questões complexas da globalização. Como milhões antes dela, Jasmine deixa sua aldeia natal para se empregar numa fábrica distante. Seu entusiasmo inicial por poder ajudar a família desaparece rapidamente diante das longas horas de trabalho e dos atrasos no pagamento. Seu único consolo é a grande amizade de suas colegas.

Para receber novas encomendas de compradores ocidentais, Lam precisa concordar com preços extremamente baixos e um prazo de entrega muito curto. Para que o acordo funcione, ele corta o pagamento das operárias e exige que Jasmine e suas amigas trabalhem sem parar. Para não serem multadas por adormecer no trabalho, as operárias mantêm seus olhos abertos prendendo pregadores de roupa nas pálpebras. Quando a resistência das operárias chega ao limite, o único recurso é uma greve, o que é ilegal na China.

China Blue pinta um retrato matizado, terno e comovente da vida diária das jovens operárias que fazem nossas roupas.

Também faz um relato atualizado e alarmante das pressões econômicas aplicadas pelas empresas ocidentais e suas consequências humanas. Suas compras nunca mais serão as mesmas depois que você conhecer Jasmine e Orchid.

2 comentários:

  1. Boa Tarde sou Priscila, tenho borderline.
    Que legal que assitiu China Blue , eu vi um pedaço realmente comovente. Todavia, nos arremete pensar em tantas pessoas aqui no ocidente fúlteis que só pensam em consumir e consumir enquanto trabalhadores passam o que as jovens relatam no documentário.
    Eu fico imaginando como pode a vida de uma pessoa que só pensa em futilidades, nos bens materiais dela, trabalha sem cessar, ter sentido?
    Tem umas pessoas que nem comentam, nem lembram e nem assistem nada sobre: Meio Ambiente, pessoas que sofrem pelo mundo, animais abandonados, etc...focam só no umbigo delas...Revoltante...
    Mas parabéns pelo post.

    Bjus Priscila MT.

    ResponderExcluir
  2. Muito Obrigada Priscila, espero que apareça mais vezes por aqui :D

    ResponderExcluir