segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Ler para me conhecer.

Nem lembro mais onde vi esse questionário, mas gostei e resolvi fazer.

1. Livro que mais gosta.

Difícil, mas fico com Servidão Humana - No centro da trama deste romance está Philip Carey, estudante de medicina que, por ser manco, é rejeitado pela sociedade. Ao lado dele surge a sedutora Mildred, que desafia o orgulho intelectual de Philip. Para conquistá-la, ele se sujeita à forma mais vil de escravidão: a renúncia à própria dignidade.O livro também aborda outras temáticas como religião, a própria fé em si, simplesmente mudou a meu modo de ver as coisas, lembro muito bem da primeira vez que li ele, tinha 14 anos e ainda me marca bastante, há um ''certo ritual'', não sei, mas todo ano eu leio ele novamente.



2. Livro que assistiu primeiro o filme dele.


Ah me lembro muito bem, esse é fácil, foi O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel, quando eu vi o trailer do filme, pirei, tanto que assisti um dia depois no cinema, ai resolvi procurar e tal, só depois fiquei sabendo da existência de Tolkien e que era baseado num livro, a partir daí, li primeiro ''As Duas Torres'' e ''O Retorno do Rei'', antes de assistir os filmes.

3. Livro de alguém que conhece.




Ah tem o livro ''O Filho Eterno'' do Cristovão Tezza, um ótimo escritor que mora em Curitiba que veio visitar Pacaembu num projeto que estava acontecendo aqui, bom, fiquei cara a cara com ele, até o entrevistei na época que trabalhava no jornal, recomendo ler, se não me engano em 2012 será lançado um filme baseado neste livro.




4. O primeiro livro que leu.

Não lembro, creio que não foi o primeiro, mas ''A Torre Proibida'' foi o ponta pé inicial para minha vida de leitora assídua, o livro é muito bom e louco, conta a história de quatro pessoas que desafiam o poder dos círculos da matriz - fanáticos que protegiam esses poderes para que o planeta do sol vermelho não pudesse cair sob a influência dos materialistas terráqueos.



5. Livro que marcou sua infância.

Acho que foi ''Pai, me compra um amigo?'' Devia ter uns 11 ou 12 anos, aqui na casa da minha vó, tem o quarto da bagunça, e vira e mexe fico procurando algo de interessante por lá, em uma dessas minhas buscas encontrei esse livro, é a comovente história de Bebeto, um menino diferente que quer achar seu lugar no mundo. Mais que isso, quer ser aceito, compreendido, amado. Além destas dificuldades, mostra pais ausentes, colegas preconceitos. Apesar disso não há amargura no livro, ao contrário, mostra que sempre há uma chance de mudar. Bebeto deu um passo, os amigos, outro, os pais, outro, de modo que todos puderam mostrar sua sensibilidade às questões alheias, trabalhar as relações humanas, a auto-estima, amadurecer, e crescer em todos os sentidos.

6. O primeiro livro que comprou.

Servidão Humana, quando eu li pela primeira vez, peguei ele na biblioteca da escola que estudava aqui em Pacaembu, aliás é uma ótima biblioteca, mas que infelizmente não é muito frequentada, aí em 2006 resolvi comprar ele num sebo lá de Americana.

7. Livro com um personagem com o qual se identifica muito.


Sem dúvidas é com a Alice e o Kalé de Os Estranhos, um dos últimos livros que li e com certeza o melhor depois de Servidão Humana, ''os estranhos'' conta os pontos de vistas dos dois personagens separadamente e depois sobre o ponto de vista de um terceiro, mostra a relação entre os dois tão diferentes e tão iguais, juntos, mas separados por barreiras psicológicas, a vida em sociedade é tão complicada e tão irreal para os dois, nunca chorei tanto lendo um livro como chorei neste, mas é muito bom, vale a pena ler, ah e também não poderia deixar o Philip Carey de Servidão humana de fora.




8. Livro com adaptação cinematográfica digna.


Ah que eu me lembre agora...nenhum, geralmente sempre acho que o livro é melhor do que o filme, mas talvez a trilogia do ''O Senhor dos Anéis'', foi fantástico, sem falar que ver o Elijah Wood, Viggo Mortensen, Orlando Bloom, David Wenham todos juntos, ah :D, Peter Jackson fez um bom trabalho.

9. Um livro cujo desfecho mudaria.

Esses dois livros são muitos bons, Skelling e Buracos, fiquei fascinada, mas o final poderia ter tomado outro rumo.


Depois de se mudar para uma nova casa, Michael descobre na sua velha garagem, o misterioso Skellig, que é um ser que é metade coruja, metade anjo. A vida de Michael vai mudar para sempre quando o Skellig salva a irmã dele, a quem tinha sido diagnosticada um problema de coração ao nascer.



Acusado de roubar um precioso par de tênis, Stanley Yelnats é condenado a ir para um reformatório, localizado no leito seco de um lago. Todos os dias, casa um dos internos é obrigado a escavar um imenso buraco na terra dura e seca, sob um sol de rachar. Stanley percebe que na verdade os chefes do reformatório buscam alguma coisa que deve estar enterrada por ali. As relações entre os internos, as dificuldades para conseguir água, as brigas pelo poder entre os meninos e entre os dirigentes se entrelaçam com a revelação de episódios envolvendo os antepassados de Stanley, de seu amigo Zero e dos habitantes do lugar, na época em que o lago ainda existia. Os fatos se encadeiam, explicando o azar que sempre perseguiu a família Yelnats e a acusação injusta a Stanley.



10. Livro que abalou algumas de suas crenças, valores e/ou ideais.

Outro livro de W. Somerset Maugham, mesmo autor de Servidão Humana, li O Fio da Navalha antes de ler Servidão Humana, mas também é um otimo livro, que fala sobre Larry Darnell, um jovem americano da alta burguesia que conhecera a morte nos campos de batalha da Primeira Guerra na Europa, volta para a cidade em que nascera (Chicago) em estado de choque. Abandona tudo, todos os confortos materiais, para buscar o sentido da vida. A ação transcorre entre os anos 20 e 40 em lugares tão díspares quanto Chicago, Paris, Marselha, Índia e ranchos no Texas.

Um comentário:

  1. Também gosto de ler.
    Mas não tenho lido quase nada ultimamente.
    Há alguns anos atrás eu lia de 3 a 5 livros por semana!!!

    ResponderExcluir